O senador Ciro Nogueira (PP-PI) pode trocar de cargo no governo, antes mesmo de assumir. Aliados do presidente aconselharam Jair Bolsonaro, nesta segunda (26), a acomodar um dos principais “caciques” do “centrão” na Secretaria de Governo e não mais na Casa Civil, como parecia certo inicialmente.
O objetivo seria que Nogueira assumisse as articulações políticas do Planalto, em lugar da deputada federal Flávia Arruda (PL-DF).
Outro aspecto a ser considerado, caso a alteração se concretize, é a disputa interna entre Nogueira e Arthur Lira (AL), presidente da Câmara dos Deputados. Os dois são do PP e travam uma “briga” antiga por protagonismo, de acordo com informações de Basília Rodrigues e Gustavo Uribe, na CNN Brasil.
Resistências
Porém, essa articulação encontra resistências. A avaliação de aliados do governo é que a troca da Casa Civil pela Secretaria de Governo daria menor peso do que pretende Ciro Nogueira. Neste caso, Flávia Arruda ficaria com a Casa Civil.
No final de semana, assessores de Bolsonaro também defendiam que o ministro de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, assumisse a Secretaria de Governo, enquanto Flávia Arruda seria deslocada para o Meio Ambiente.