O senador Chico Rodrigues (DEM-RR), aquele que foi flagrado com dinheiro nas nádegas, foi um dos primeiros a assinar a lista pela prorrogação da CPI do Genocídio. Sem dar explicação alguma, o senador retirou, nesta terça-feira (29) sua assinatura.
Chico é aliado do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) e chegou a contratar Leonardo Rodrigues de Jesus, conhecido como Léo Índio, sobrinho do presidente, com o cargo “SF02”, um dos mais altos do Senado, com salário de R$ 22.943,73 mensais.
Apesar da retirada da assinatura de Chico Rodrigues, o documento foi protocolado e já conta com 32 assinaturas, cinco a mais do que as 27 necessárias para sua aprovação (veja lista abaixo). A expectativa, no entanto, não é só sobre a pressão do Palácio do Planalto para que senadores retirem suas assinaturas pela retirada do requerimento.
Rodrigo Pacheco pode ignorar requerimento
Para que a prorrogação seja aprovada de fato é necessário que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), faça a leitura do pedido em plenário na sessão remota desta terça-feira. Caso ele não o faça, pode estar sendo arquitetada alguma ação por trás disso. De acordo com o regimento, não há um prazo para que Pacheco leia o pedido em plenário, mas ele teria que ler para garantir a prorrogação.
O senador Randolfe Rodrigues, vice-presidente da CPI do Genocídio, apresentou requerimento para prorrogação da CPI por mais 90 dias nesta segunda-feira, para aprofundar investigações. A CPI teve a sua primeira reunião no dia 27 de abril. O prazo inicial de sua duração era de 90 dias, mas o regimento do Senado permite ampliar o funcionamento da comissão por até 1 ano.
Noticias relacionadas:
General Villas Bôas escreve prefácio de livro de senador flagrado com dinheiro nas nádegas
Senador do dinheiro nas nádegas reassume mandato e diz que buscou ajuda para “restaurar sanidade”
CPI do Genocídio consegue assinaturas suficientes para prorrogação
Randolfe entra com requerimento para prorrogar CPI do Genocídio
Veja a lista dos senadores que já assinaram o pedido de prorrogação abaixo:
- Randolfe Rodrigues
- Jorge Kajuru
- Izalci Lucas
- Omar Aziz
- Eliziane Gama
- Fabiano Contarato
- Weverton
- Flávio Arns
- Mara Gabrilli
- Alessandro Vieira
- Zenaide Maia
- Tasso Jereissati
- Plínio Valério
- Otto Alencar
Chico Rodrigues (RETIROU) - Oriovisto Guimarães
- Leila Barros
- Jaques Wagner
- José Serra
- Renan Calheiros
- Paulo Paim
- Humberto Costa
- Paulo Rocha
- Rogério Carvalho
- Jean Paul
- Veneziano
- Simone Tebet
- Cid Gomes
- Nilda Gondim
- Reguffe
- Rodrigo Cunha
- Eduardo Braga
- Jarbas Vasconcelos