Deputada baiana é alvo de fake news sobre ataques racistas atribuídos a Carlinhos Brown: "Mentira"

Milícia virtual resgatou um vídeo em que a deputada Olívia Santana (PCdoB) foi vítima de ataque racista e atribuiu ao músico, que já havia desmentido a fake news

Olívia Santana e Carlinhos Brown (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB-BA) desmentiu fake news criada em torno de um vídeo que voltou a circular nas redes sociais sobre um ataque racista que sofreu quando era secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do governo da Bahia.

Bolsonaristas resgataram o vídeo e criaram uma narrativa mentirosa, afirmando que o ataque partiu do músico Carlinhos Brown, amigo pessoal da deputada.

"Em relação ao vídeo que vem circulando novamente nas redes sociais sobre uma suposta briga e insultos racistas feitos pelo artista Carlinhos Brown contra a deputada estadual da Bahia, Olívia Santana, é mentira! O vídeo que está sendo compartilhado nada tem a ver com Brown. Diz respeito a uma situação de ataque racista, que a deputada sofreu quando era secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, fato que foi denunciado e as agressoras respondem a processo. A deputada não tem relação política com Carlinhos Brown. Os dois se conhecem e sempre tiveram uma relação fraterna, de admiração e respeito mútuo", afirmou a assessoria da deputada em nota à Fórum.

O próprio Carlinhos Brown já havia desmentido, em fevereiro de 2020, a informação durante entrevista à rádio Jovem Pan.

“Vocês viram minha cara ali? Viu minha touca? Meu Jesus”, indagou o cantor. “Estamos em um momento bem chato, em que se substituiu a verdade. O cara fica reclamando que o Brasil não tem nada e perde o tempo na chamada fake news. Não era eu, não era nada. Aconteceu em 2018 com ela”, complementou à época.

Segundo Olívia, a notícia falsa que foi veiculada no ano passado e reacendida por grupos de extrema direita é grosseira.

"Entramos com uma representação protocolada junto ao Ministério Público da Bahia desde que a referida fake news começou a circular, há dois anos. O processo criminal está tramitando na Promotoria de Justiça de Direitos Humanos do MP, e várias diligências já foram realizadas para apurar a autoria dos crimes. Também foi registrado Boletim de Ocorrência, que está sendo conduzido pelo Grupo Especializado de Repressão aos Crimes por Meios Eletrônicos da Polícia Civil da Bahia", afirma a deputada.

Leia a nota da assessoria da deputada Olívia Santana e veja abaixo o vídeo com a fake news

Em relação ao vídeo que vem circulando novamente nas redes sociais sobre uma suposta briga e insultos racistas feitos pelo artista Carlinhos Brown contra a deputada estadual da Bahia, Olívia Santana, é mentira! O vídeo que está sendo compartilhado nada tem a ver com Brown. Diz respeito a uma situação de ataque racista, que a deputada sofreu quando era secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, fato que foi denunciado e as agressoras respondem a processo. A deputada não tem relação política com Carlinhos Brown. Os dois se conhecem e sempre tiveram uma relação fraterna, de admiração e respeito mútuo.

A notícia falsa que foi veiculada no ano passado e reacendida por grupos de extrema direita é grosseira e não deve despertar nenhuma credibilidade. É claramente uma manipulação de imagens desconexas na tentativa de causar prejuízos à imagem da deputada e do artista.

Entramos com uma representação protocolada junto ao Ministério Público da Bahia desde que a referida fake news começou a circular, há dois anos. O processo criminal está tramitando na Promotoria de Justiça de Direitos Humanos do MP, e várias diligências já foram realizadas para apurar a autoria dos crimes. Também foi registrado Boletim de Ocorrência, que está sendo conduzido pelo Grupo Especializado de Repressão aos Crimes por Meios Eletrônicos da Polícia Civil da Bahia.

Pedimos que as pessoas denunciem os perfis que circularem esse vídeo, enquanto aguardamos retorno do processo para que os responsáveis pela disseminação dessa fake news sejam devidamente punidos.

https://twitter.com/almiralves35/status/1404265436930265089
Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar