O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski despachou ofício na manhã desta terça-feira (1º) para o Palácio do Planalto cobrando informações do governo sobre as negociações com a Conmebol em torno da realização da Copa América no Brasil.
O ofício de Lewandowski foi provocado por ação protocolada pelo PT contra a organização do evento, de acordo com informações da coluna Radar, da Veja.
Ao ser perguntado por um admirador, na porta do Palacio do Planalto, nesta terça-feira (1º) se vai ter Copa América no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) respondeu que sim. Bolsonaro afirmou que o interesse em cancelar o evento é da Rede Globo, que perdeu o direito de transmissão para o SBT. No final de sua explicação, Bolsonaro ainda ameaçou novamente a concessão da emissora: “TV Globo, perderam e abre o olho pra 22, hein?”
A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, confirmou que o partido vai ingressar no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a realização da Copa América no Brasil. O objetivo é que a Corte se manifeste se a competência de decidir sobre o tema é do governo federal ou dos estados e municípios. “Será o maior mata-mata da história das Copas”, resumiu o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), em referência à pandemia do coronavírus.
Desde que o governo de Jair Bolsonaro confirmou a realização da competição no país, as reações contrárias se espalharam pelas redes sociais.
Além disso, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), por meio de sua assessoria de imprensa, determinou que o estado não fará parte das sedes.