Preso no último dia 15, acusado de participar de dois homicídios em dezembro de 2020 em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, junto com dois outros policiais militares, Leandro Machado da Silva, o Machado, já atuou como segurança do deputado bolsonarista Gutemberg Reis (MDB), irmão do prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB).
Machado e os outros dois PMs foram presos acusados de terem matado duas pessoas em 4 de dezembro do ano passado, em um intervalo de meia hora. Uma quarta pessoa envolvida no crime está foragida. Uma das vítimas teria envolvimento com traficantes. A outra foi morta por tentar alertá-la.
Comandado pelo prefeito de Duque de Caxias, o clã Reis é próximo e segue os passos da família Bolsonaro na política. Além de Washington e Gutemberg, outro irmão, Rosenverg Reis (MDB) é deputado estadual.
O principal articulador político da família Reis é o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos), responsável por abrir portas de gabinetes estratégicos do Governo Federal e criar pontes para conexões em Brasília.
Em maio de 2020, Flávio articulou uma agenda da família Reis com Bolsonaro no Planalto. Na ocasião, Bolsonaro agradeceu ao prefeito por ter colocado o nome do pai em uma escola militar da cidade.
"Você me emociona até hoje por ter colocado o nome em uma escola do meu pai, Percy Geraldo Bolsonaro. Meu já se foi há muito tempo, mas eu tenho essa lembrança no coração. Então, você é uma pessoa muito especial para mim", disse Bolsonaro na ocasião.