A prefeitura de Petrolina, no interior de Pernambuco, foi alvo, nesta terça-feira (13), de operação da Polícia Federal (PF). Os investigadores cumpriram 33 mandados de busca e apreensão em uma investigação a respeito de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
Um dos principais alvos é a sede do Executivo, que é comandado por Miguel Coelho (MDB), filho do líder do governo de Jair Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB). O prefeito não é alvo da ação, porém, assessores diretos receberam a visita da PF.
Os investigadores apuram possíveis irregularidades na compra de kit escolar pela Secretaria de Educação do município, entre os anos de 2015 e 2020, com recursos do Fundeb. Os contratos sob suspeita totalizam R$ 20 milhões.
Fraudes
A Controladoria-Geral da União, por meio de auditoria, levantou indícios sobre fraudes nas licitações, com a utilização de empresas de fachada em nome de laranjas.
Há possibilidades do cometimento, além da fraude em licitações, de corrupção, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e organização criminosa.
Com informações da coluna Painel, na Folha de S.Paulo