Os ex-presidentes Lula, do Brasil, e Pepe Mujica, do Uruguai, realizaram um encontro virtual nesta sexta-feira (26) sobre a unidade dos países latino-americanos. Nesta sexta, os presidentes de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai realizaram um encontro para celebrar os 30 anos de Mercosul.
O Movimento de Participação Popular, grupamento político que Mujica integra, divulgou o encontro. "Hoje Pepe Mujica e Lula realizaram uma conversa fraterna, com ênfase na importância da unidade dos países latino-americanos", tuitou o perfil do movimento, que integra a Frente Ampla uruguaia.
Na conversa, Mujica teria destacado que "não houve maior inclusão social na América Latina do que quando os setores progressistas governavam". Os dois ex-presidentes fizeram parte da chamada "onda rosa", ou ciclo dos governos democráticos populares.
Lula também tuitou sobre o encontro: "'A vida é o milagre maior, mas a luta nos dá sentido'. Palavras do querido amigo Pepe Mujica hoje. É sempre bom conversar com você, companheiro". No último domingo, o ex-líder sindical disse que estava com saudades de se reunir com o uruguaio.
A conversa acontece no mesmo dia do encontro dos 30 anos do Mercosul, que hoje possui uma correlação de forças bem distinta à do período dos governos de Lula e Mujica.