Em decisão contrária a do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), autorizou a disputa dos jogos do Campeonato Paulista na capital mineira durante a pandemia. A decisão, no entanto, depende da liberação dos estádios, que são estaduais.
Segundo informações do Globo Esporte, Kalil usou o argumento de que os riscos de contaminação no futebol são baixos e que seria contraditório proibir jogos do Campeonato Paulista em BH enquanto os clubes de Minas jogam no município.
"Se o Cruzeiro volta de Roraima e pode jogar em Belo Horizonte, eu teria uma contradição ao proibir jogos de times de outros estados aqui. Eu tenho o estudo científico que indica que o problema não são os jogos", diz Kalil.
"Se alguém de São Paulo quiser abrir um bar em Belo Horizonte, não pode. Aqui não tem bar aberto. Mas se quiser jogar futebol em Belo Horizonte pode, porque estamos jogando futebol aqui", comentou.
A Federação Paulista deve tentar nesta segunda-feira (15) a liberação dos jogos no estado de São Paulo, mas já cogita levar partidas para Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.
A suspensão do Campeonato Paulista por duas semanas faz parte do conjunto de medidas anunciadas por Doria na semana passada para conter o avanço da pandemia no estado. O tucano também restringiu o funcionamento dos serviços essenciais e decretou toque de recolher das 20h às 5h.