Ex-vereador de Porto Alegre é indiciado por racismo após áudio sobre bancada do PSOL

Valter Nagelstein se referiu aos vereadores recém-eleitos como "jovens negros" que não têm "qualificação formal"

Foto: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O ex-vereador e candidato à prefeitura de Porto Alegre, Valter Nagelstein, foi indiciado por racismo em inquérito da Polícia Civil por conta de um áudio seu enviado a apoiadores. Na gravação, o ex-vereador se referiu à bancada de vereadores do PSOL como "jovens negros" que não têm "qualificação formal".

A mensagem viralizou em 17 de novembro, após o primeiro turno das eleições. No áudio, Nagelstein agradece pelos votos e diz que os vereadores recém eleitos do PSOL são "jovens, negros", "sem nenhuma tradição política, sem nenhuma experiência, sem nenhum trabalho e com pouquíssima qualificação formal". 

A apuração do caso partiu de notícia-crime enviada pela Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos, atendendo a pedido feito pelo Movimento Negro Unificado e outras 40 entidades.

"Os critérios que identificam a discriminação racial resultam da conjugação de dois fatores. A primeira é a motivação orientada pelo preconceito e a outra é a finalidade de submeter a vítima a situações de diferenciação quanto ao acesso e gozo de bens, serviços e oportunidades. Que é exatamente o que a gente vê aqui", disse a titular da Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância, Andréa Mattos, em entrevista ao Zero Hora.

Em depoimento à polícia, o ex-vereador negou o racismo em sua fala , argumentando fez apenas uma análise do resultado da eleição. Disse ainda que são os novos vereadores são inexperientes e recém-formados.