Enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) dava acesso à defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aos diálogos entre integrantes da operação Lava Jato, obtidos no âmbito da operação Spoofing, parlamentares da sigla defendiam na Câmara, nesta terça-feira (9), que a casa instale uma CPI para investigar as ações da força-tarefa.
A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann (PR), disse na sessão que os diálogos “evidenciam articulações ilegais” que os procuradores da Lava Jato “fizeram com agências estrangeiras” para atingir seu objetivo de condenar e prender Lula. Gleisi disse que, para isso, eles entregaram “informações estratégicas do Brasil em áreas estratégicas, como a área do petróleo”.
Notícias relacionadas
- Gilmar confronta representante do Ministério Público em crítica à Lava Jato: “Não foi tortura, Dra. Cláudia?”
- Procuradores comemoraram prisão de Lula e Deltan debochou: “Presente da CIA”
- Deltan disse que Moro ficou “putin” com convocação de Tacla Durán como testemunha de Lula
Gleisi continuou: “Talvez seja por isso que Deltan Dallagnol ironicamente falou numa das mensagens que a prisão de Lula era um presente da CIA”, referindo-se a um dos trechos que foi divulgado, com falas do chefe da força-tarefa. “Essa casa precisa de uma CPI para investigar essas articulações e abusos da operação Lava Jato”, declarou.
Outro pedido
Mais tarde, quando a segunda turma do STF já tinha formado maioria para dar à defesa de Lula o acesso aos diálogos, Rogério Correia (PT-MG) pediu a palavra para passar a informação ao plenário. “A Segunda Turma do STF acabou de deliberar favoravelmente à defesa do Presidente Lula de que ela tenha o acesso aos diálogos, aqueles diálogos indecentes entre Moro e Dallagnol”, disse ele, e foram ouvidas palmas ao fundo.
Na fala feita no plenário, Correia aproveitou para pedir ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que analise a instalação de uma CPI sobre o tema. “O pedido que faço é o de que Vossa Excelência analise a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito da Operação Lava-Jato, que já está aqui do deputado, ex-Líder do PDT, André Figueiredo, e que já tem as assinaturas necessárias”.
Correia mencionou também pedido que protocolou para que uma apuração com esse fim seja instalada. “Tenho também outro pedido em relação a essa CPI. Tem que se fazer justiça contra esses meninos da Operação Lava-Jato, que tão mal fizeram ao Brasil.”