O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), ordenou a remoção de jornalistas de sua área de trabalho para que ele instale o seu gabinete. Profissionais que fazem a cobertura do Legislativo ficam em um comitê, em área com acesso ao plenário, batizado por eles em 2019 como jornalista Jorge Bastos Moreno.
O espaço destinado à imprensa será reaberto em outro local, longe da atividade parlamentar. Com a mudança, Lira não será mais obrigado a atravessar o chamado Salão Verde para entrar em plenário. A mudança é, inclusive, uma alteração no projeto original do arquiteto Oscar Niemeyer.
Ao ser perguntada sobre os motivos da obra, a assessoria de Lira disse apenas que não haverá interferência no trabalho de jornalistas. "A alteração de espaços dentro da Câmara dos Deputados em nada vai interferir na circulação da imprensa, que continuará tendo acesso livre a todas as dependências, como o cafezinho, o plenário, os corredores, os salões e a própria presidência. O objetivo da alteração é aproximar o presidente dos deputados".
Com informações do Globo