A deputada federal Fernando Melchionna (PSOL-RS) afirmou em nota divulgada nesta terça-feira (3) que irá se apresentar como candidata à presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) contra a bolsonarista convicta Bia Kicis (PSL-DF). Até aliados de Lira já estariam atuando para barrar Kicis na CCJ.
"Serei candidata avulsa para a presidência da CCJ por que é inadmissível que essa seja presidida por uma obscurantista e temos que impedir que Bolsonaro siga fazendo da Câmara um puxadinho do Palácio do Planalto", afirmou Melchionna ao anunciar a candidatura.
“Bia Kicis, negacionista de carteirinha, que rejeita o uso de máscara e que comemorou o fim do lockdown em Manaus dias antes da falta de oxigênio, deveria estar sendo investigada no Conselho de Ética por sabotagem ao combate à pandemia. Cometeu crimes contra a verdade, e portanto, contra o país", completou.
Mais cedo, Melchionna havia anunciado que seria uma das representantes do PSOL na comissão.
Bia Kicis
Kicis já defendeu uma intervenção das Forças Armadas pelo fechamento do Congresso Nacional, é negacionista de primeira linha durante a pandemia, foi contrária ao Fundeb , é alvo do Supremo Tribunal Federal (STF) no inquérito sobre financiamento a atos antidemocráticos, além de costumaz difusora de fake news.