Marília Arraes, do PT, se lança candidata independente à presidência da Câmara

Nos últimos dias, Arthur Lira passou a incentivar a deputada a se lançar na disputa como candidata independente. Ela nega que atitude seja por influência dele

Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

A deputada Marília Arraes (PT-PE) se lançou, nesta segunda-feira (1º), como candidata independente à vaga da Mesa Diretora a que o bloco do PT tiver direito.

Nos últimos dias, Arthur Lira (PP-AL) passou a incentivar a deputada a se lançar na disputa como candidata independente contra o nome oficial que a legenda lançará para a Mesa Diretora.

O grupo de Lira calcula que ele deverá contar com votos de pelo menos oito dos 53 deputados petistas. A ideia é tentar aumentar esse placar com a candidatura avulsa de Marília.

Marília, no entanto, negou à Coluna do Estadão,  que estaria se lançando por incentivo de Lira e reforça o apoio à candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP), com quem o seu partido está acordado. “É muito triste que quando uma mulher tome atitudes ousadas, achem sempre que tem algum homem por trás”, afirmou a deputada. 

O incentivo de Lira a candidaturas avulsas significa romper com uma tradição na Casa: pelos tamanhos dos blocos, pode se saber qual partido terá direito a qual “pedida” (lugar na Mesa), e a sigla escolhe quem indicará.

Lira enfraquece a liderança dos partidos, que hoje estão com Baleia se conseguir convencer deputados de oposição a saírem de forma avulsa.

Com informações da CNN e da Coluna do Estadão