No início da tarde desta segunda-feira (1º), a jornalista Daniela Lima, da CNN, noticiou que, em uma reviravolta, maioria do PSDB teria decidido manter o apoio ao bloco que sustenta a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara.
A jornalista disse em um tuíte que a situação teria sido revertida “após muito desgaste e pressão interna”.
Desde a semana passada, já havia notícias dando conta de que Jair Bolsonaro (sem partido) estaria oferecendo verba “extra” para comprar votos de deputados do PSDB e do DEM na tentativa de eleger Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara. Uma reportagem de Natália Portinari, Paulo Capelli e Bruno Góes, na edição da última quinta-feira (28) do jornal O Globo, revelou que o governo montou um bunker para negociar com deputados do PSDB, de João Doria, e do DEM, de ACM Neto.
E o apoio formal da bancada do DEM, partido de Rodrigo Maia (DEM-RJ), Baleia já tinha perdido. A executiva da legenda se reuniu neste domingo (31) e decidiu liberar os seus deputados na eleição. A decisão foi vista como uma derrota para Maia, atual presidente da casa e patrocinador da candidatura de Rossi.
Notícias relacionadas
- André Janones denuncia negociata em eleição na Câmara: “Até o MEC já virou moeda de troca”
- DEM abandona bloco de Baleia Rossi e libera deputados para votarem
- Lista revela que 140 parlamentares aceitaram votar em Lira para receber verba extra do governo
- Maia ameaça tramitar impeachment de Bolsonaro se DEM abandonar Baleia Rossi