Dois dias após Jair Bolsonaro (PL) anunciar em discurso antivax, o deputado Hélio Lopes (PSL-RJ) - conhecido também como Hélio Negão ou Hélio Bolsonaro - confirmou que está internado no Hospital das Forças Armadas (HFA) em Brasília com quadro de embolia pulmonar.
Leia também:
“Tomei cloroquina e se me contaminar de novo, tomo outra vez”, diz Bolsonaro em discurso antivax
"Boa dia, tive embolia pulmonar na sexta, graças a Deus estou sem dor e recuperando bem no HFA, obrigado pela corrente positiva, pelas orações e rezas, vocês são maravilhosos! Vou fazer vários exames hoje e ver se vou ter alta ou não. Deus está no CONTROLE de tudo! Deus É Fiel", tuitou o parlamentar às 6h57 desta segunda-feira (13).
Um dos principais homens de Bolsonaro no Congresso, Lopes, no entanto, não falou sobre as causas da doença. Indagado por uma seguidora sobre "qual o motivo" da embolia, o deputado disse que ainda não sabe.
"Vamos fazer outros exames hoje, não sabemos a causa da embolia pulmonar ainda", afirmou.
A declaração de Lopes desmente o discurso de Bolsonaro, que afirmou que a doença seria "efeito colateral da vacina".
“O deputado Hélio Lopes, meu irmão, está baixado no hospital, com embolia. Parece ser efeito colateral da vacina. Vamos aguardar a conclusão. Um médico, na semana passada, estava abalado porque um irmã dele tomou e estava com trombose no pé. Tem acontecido efeito colateral. Vocês já leram a bula dessas vacinas? Na Pfizer está escrito: não nós responsabilizamos por efeitos colaterais”, disse o presidente em meio a críticas sobre a vacinação contra a Covid-19.