O ex-juiz da Lava-Jato e pré-candidato à Presidência, Sergio Moro (Podemos), pretende cumprir agenda pelo Nordeste do país – principal reduto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em janeiro.
Moro, de acordo com informações da coluna Painel, da Folha, deve passar pela Bahia e Ceará, estado no qual o articulador da viagem é o senador Eduardo Girão (Podemos).
Girão foi um dos principais membros da tropa de choque do governo Jair Bolsonaro durante a CPI da Covid.
Pesquisa
De acordo com pesquisa PoderData divulgada na semana passada, o ex-presidente Lula tem maiores intenções de voto no 1º turno das eleições presidenciais em 2022 entre as mulheres e entre os moradores da região Nordeste.
Entre as mulheres Lula pontua de 41% a 44%, dependendo do cenário avaliado. Já no Nordeste, ele chega a 43%. Os dados foram aferidos em pesquisa PoderData realizada de segunda a quarta-feira da semana passada, de 22 a 24 de novembro.
Lula pelo Nordeste
Lula encerrou em agosto uma viagem pelo Nordeste. A última parada foi a Bahia, onde, assim como em outros estados, se reuniu com lideranças políticas de diferentes partidos, movimentos sociais e nomes da classe artística e cultural.
Ao término da “tour”, o petista gravou um vídeo, ao lado da presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), em que fez um balanço de sua agenda.
“Estamos no caminho certo, tentando convencer a sociedade de participar ativamente para que a gente possa restabelecer a democracia”, disse. “Foi uma viagem extraordinária (…) Valeu a pena”, completou.
Segundo o ex-presidente, “vai ter outra viagem”. “Vamos para o Norte, para o Sul, para o Sudeste e depois nós vamos para o mundo”, declarou, antes de ironizar: “Até porque o planeta é redondo, não é plano”.
Lula iniciou sua viagem pelo Nordeste no dia 15 de agosto e passou por Pernambuco, Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. Confira aqui análise do Blog do Rovai sobre o périplo do ex-presidente, que tem como destino final o Palácio do Planalto em 2023.
Com informações do Painel, da Folha