A viagem de Lula à Europa fez com que o ex-presidente superasse Jair Bolsonaro (Sem partido) nas redes sociais, segundo ranking da Consultoria Quaest, divulgado nesta segunda-feira (22) pela Folha de São Paulo.
Lula ficou à frente de Bolsonaro na segunda-feira (15), quando discursou no Parlamento Europeu, enquanto o atual presidente mentia em encontro com investidores em Dubai.
No balanço mais recente do IPD (Índice de Popularidade Digital), o ex-presidente chegou ao top com 1,87 ponto de vantagem e na terça-feira (16), tinha 63,9 pontos, contra 57,9 do rival.
O estudo mostrou ainda que Sergio Moro (Podemos) subiu e encostou em Ciro Gomes (PDT) também nas redes sociais - a exemplo do que está acontecendo nas pesquisas de intenção de votos. O ex-juiz chegou ao terceiro lugar na terça-feira.
A métrica do IPD avalia, desde 2019, o desempenho de personalidades da política nacional nas plataformas Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Wikipedia e Google. A performance é medida em uma escala de 0 a 100, na qual o maior valor representa o máximo de popularidade.
São monitoradas seis dimensões nas redes: fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamento das postagens), valência (reações positivas e negativas às postagens), presença (número de redes sociais em que a pessoa está ativa) e interesse (volume de buscas no Google, YouTube e Wikipedia).