O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski lamentou o fato de que a Corte tenha sido infiltrada por uma "pessoa sem ética".
"É lamentável que a Suprema Corte tenha sido infiltrada por uma pessoa sem compromisso com ética pública e a democracia", declarou o ministro à jornalista Monica Bergamo.
Allan dos Santos usou estagiária de Lewandowski como informante
O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, investigado por disseminação de fake news e por participação em atos antidemocráticos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), tratou uma funcionária do gabinete do ministro Ricardo Lewandowski como informante, mostram mensagens coletadas pela Polícia Federal.
A Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal (PF) obteve as informações por meio de quebra de sigilo telefônico.
As gravações trazem conversas entre o blogueiro e Tatiana Garcia Bressan, 45, que estagiou no gabinete de Lewandowski de 19 de julho de 2017 a 20 de janeiro de 2019, antes da abertura dos inquéritos contra Allan, em março daquele ano.
As conversas começaram em 23 de outubro de 2018 e vão até 31 de março de 2020.
A estagiária relata ter dificuldade em trabalhar com o ministro, mas diz que está “lá para aprender”. De acordo com o relatório da PF, a informação “naturalmente desperta o interesse de Allan”, que pede a colaboração de Tatiana.
“Fique como nossa informante lá”, diz o blogueiro, cerca de duas horas depois do início da conversa. A estagiária responde prontamente: “Será uma honra. Estou lá kkk”.
Allan pergunta também o que de mais espantoso Tatiana vê no gabinete e ela responde: “O que vi de mais espantoso é que realmente eles decidem o que querem e como querem. Algumas decisões são modificadas porque alguém importante liga pro ministro”.
Em um dos diálogos ela cita como exemplo a decisão do ministro Luiz Fux que proibiu a Folha de realizar uma entrevista com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que se encontrava preso, às vésperas da eleição de 2018. Ela diz que foi um “corre-corre danado”.
Moraes manda PF ouvir ex-estagiária de Lewandowski
Relator do inquérito do financiamento e propagação de atos golpistas, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou à Polícia Federal que colha o depoimento de Tatiana Garcia Bressan, ex-estagiária de Ricardo Lewandowski que seria informante de Allan dos Santos.
A ordem de Moraes acontece na manhã desta quarta-feira (6) após divulgação de conversas entre Tatiana e o blogueiro bolsonarista, acusado de ser um dos comandantes da milícia virtual que propaga fake news nas redes sociais.