O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), reagiu às declarações de André Esteves, dono do BTG Pactual, André Esteves, e afirmou que quem pauta a Câmara é ele.
Nas declarações, que se deram durante uma conferência fechada do BTG Pactual, André Esteves afirma que exerce influência sobre a Câmara, o Banco Central e também no Supremo Tribunal Federal (STF).
Ao Brasil 247, Lira confirmou que conversa com André Esteves, mas negou influência. "Eu falo com o André Esteves, com a XP e com todo o mercado. É esse mercado que define a taxa de juros, o dólar e muita coisa que afeta a vida de muitos brasileiros", justificou.
Porém, ele refutou a afirmação de Esteves sobre exercer influência nas decisões da Câmara. "Quem pauta a Câmara sou eu", declarou Arthur Lira.
Áudio vazado revela influência do dono do BTG Pactual nas políticas do BC
Áudio obtido pelo Brasil 247 revela que o dono do BTG Pactual, o banqueiro André Esteves, tem preferência pelo PSDB, critica a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) e elogia Michel Temer (MDB), um dos articuladores do golpe de 2016.
Na conversa, Esteves também conta que, no dia em que vários secretários de Paulo Guedes pediram demissão, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o procurou.
Além disso, André Esteves comenta sobre uma sobre provável vitória de Lula (PT) em 2022 e afirma que ainda terão “dois anos de Roberto Campos Neto” como presidente do Banco Central (BC).
As eleições 2022 também entraram na pauta da conversa, para o banqueiro o presidente Jair Bolsonaro é o favorito “se ficar calado”.
Por fim, afirma que Lula terá chances de vitória se fizer um movimento mais ao centro e atrair nomes como o de Henrique Meirelles, que presidiu o Banco Central durante os governos do petista.
Confira abaixo o áudio com as falas de André Esteves:
Com informações do Brasil 247