Pesquisa do Instituto Exata sobre o cenário eleitoral no Maranhão, divulgada nesta sexta-feira (2), aponta que o atual governador do estado, Flávio Dino (PSB), lidera a corrida pelo Senado no pleito de 2022. O mandatário também lidera a pesquisa espontânea para o governo do estado, mas ele está em seu segundo mandato consecutivo e não pode concorrer ao cargo novamente.
Na disputa pelo Senado, Dino lidera com 40% das intenções de voto. O segundo lugar é da ex-governadora Roseana Sarney (MDB), que soma 22%. O senador Roberto Rocha (PSDB) aparece em terceiro com 12%. Ele é seguido pelo ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), e deputado Josimar do Maranhãozinho (PL), ambos com 6%. Fecha a lista o deputado Othelino Neto (PV), que soma 3%. Brancos e nulos representam 5%, enquanto outros 6% não sabem ou não responderam.
Governo
Na pesquisa estimulada sobre a disputa pelo governo do Estado, Roseana Sarney lidera com 27%. Ela é seguida pelo senador Weverton Rocha (PDT), que tem 21%. Na sequência aparecem Edivaldo Holanda Junior, com 9%, e Roberto Rocha, com 8%. Prefeito de São Pedro dos Crentes, Dr. Lahesio Bonfim (PSL) apresenta índice de 7% das intenções de voto. Logo atrás vem o vice-governador do estado, Carlos Brandão (PSDB), com 6%. Josimar do Maranhãozinho tem 5%. Fecha a lista o ex-deputado Simplício Araújo (Solidariedade), que tem 1% das intenções de voto. 8% dos entrevistados disseram que vão votar em branco ou nulo, enquanto outros 8% não sabem ou não responderam.
Presidência
No levantamento sobre a disputa pela presidência, o ex-presidente Lula (PT), entre os maranhenses, lidera com folga. O petista tem 62% das intenções de voto, contra 17% de Jair Bolsonaro (sem partido), que ocupa a segunda posição.
Ciro Gomes (PDT) é o terceiro colocado com 6%. Ele é seguido por Sérgio Moro (sem partido), com 2%, e pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que tem a preferência de 1% dos eleitores. 8% votarão em branco ou nulo e 4% não sabem ou não responderam.
O levantamento do Instituto Exata ouviu 1.432 pessoas no Maranhão, entre 24 e 28 de setembro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.