Após perder as eleições municipais do ano passado, quando se candidatou ao cargo de vereadora de Angra dos Reis, Walderice Santos da Conceição, ex-funcionária fantasma de Jair Bolsonaro, voltou à ativa no início do mês.
Wal do Açaí foi nomeada no dia 8 de janeiro como coordenadora técnica da Vila Histórica da cidade. A nomeação ocorre pouco mais de um mês após o presidente almoçar com o prefeito de Angra, Fernando Jordão (MDB).
O encontro contou com a presença do ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, e da deputada estadual Célia Jordão, esposa do prefeito.
No mesmo dia, o presidente foi até a Vila Histórica de Mambucaba, onde tem casa, e aproveitou para visitar a apoiadora, que concorreu em novembro com o nome “Wal Bolsonaro”. A candidata à vereadora obteve apenas 266 votos e seu partido, o Republicanos, não conseguiu nem mesmo alcançar o quociente eleitoral no município.
A derrota de Walderice foi comentada pelo presidente nesta sexta. Ele reclamou com moradores e ainda deu uma resposta ríspida a um homem que cobrou obras na região: “Pede para o vereador que vocês votaram aí”.
Wal é casada com o caseiro da casa de veraneio de Bolsonaro, que frequenta o local há mais de 20 anos. Reportagens da Folha de S.Paulo revelaram que Wal vendia açaí em Angra dos Reis durante expediente na Câmara dos Deputados. A presença dela na loja foi verificada mais de uma vez ao longo do ano.