Entre os membros do "Guardiões do Crivella" já identificados, ao menos quatro já disputaram eleições e dois pretendem se candidatar a vereador este ano pelo Republicanos, mesmo partido do prefeito Marcelo Crivella. Além destes, o grupo também leva nomes de vereadores, da secretária de Saúde Beatriz Busch, assim como outros membros do primeiro escalão da prefeitura do Rio de Janeiro.
Segundo informações do jornal O Globo, os que devem concorrer nas eleições de novembro são Marcelo Maywald e Pablo Mello, que chegaram a ser nomeados por Crivella para comandar as administrações regionais da Zona Sul e do Centro.
Outros membros do grupo também sustentam aspirações políticas. É o caso de Marcos Paulo de Oliveira Luciano, apontado como chefe dos “guardiões” do prefeito e que tem ficha cadastral no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2012, pelo Republicanos. Já o paraibano Josenildo Correia Gonçalves se candidatou pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS), enquanto Eduardo Gil dos Santos Duarte se candidatou pelo DEM.
Nenhum dos três se elegeu. Outro que também tentou as eleições e não conseguiu votos suficientes foi Gilmar Henrique Alves de Oliveira, também do Republicanos. Atualmente, tem “cargo especial” e é lotado no gabinete do prefeito, com salário de R$ 1.695,56.
O grupo "Guardiões do Crivella" também leva nome de membros do primeiro escalão da prefeitura, como é o caso da chefe de gabinete Margarett Rose e Ailton Cardoso da Silva, secretário municipal da Casa Civil. Além destes, o grupo também conta com a participação do ex-secretário Fernando Ferry, que deixou o cargo em junho.
Segundo O Globo, também fazem parte dos "guardiões" o secretário de Infraestrutura e Habitação, Sebastião Bruno, e o procurador geral do município Marcelo Marques. A Fórum também localizou entre os participantes Patrícia Kauffmann, assessora chefe da Secretaria de Saúde do Rio, e o diretor da IplanRio, Julio Urdangarin.