O olavista Carlos Nadalim vai seguir no comando da Secretaria de Alfabetização do Ministério da Educação após convite do ministro pastor Milton Ribeiro. Nadalim chegou a ser defendido pela ala do governo ligada a Olavo de Carvalho como substituto de Abraham Weintraub.
"Convidei para permanecer a frente da Secretaria de Alfabetização do MEC o professor Carlos Nadalim. Ele aceitou o convite e agora será o mais novo componente da nova equipe do MEC", escreveu Ribeiro no Twitter.
Nadalim respondeu: "Ministro, muito obrigado pelo voto de confiança e pelo reconhecimento do nosso trabalho. A Sealf continuará priorizando as evidências científicas e uma gestão técnica".
O presidente Jair Bolsonaro elogiou a dupla: "Bom trabalho ao senhor e a Carlos Nadalim!".
Na última segunda-feira, o novo ministro exonerou quatro assessores especiais do MEC indicados pelo ex-ministro Abraham Weintraub. O secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Ricardo Braga, foi exonerado na quarta-feira. Segundo o portal Metrópoles, Braga foi colega do ex-ministro no Banco Votorantim.
Carlos Nadalim
Nadalim é sócio do Arno Alcântara Júnior, dono do site O Brasil Sem Medo, de Olavo de Carvalho. Em fevereiro, o guru bolsonarista rasgou elogios ao programa Tempo de Aprender, laçado pelo secretário.
Ex-coordenador pedagógico na escola Mundo do Balão Mágico, em Londrina, e responsável por ensinar 1.630 pais pela internet a alfabetizarem seus filhos, Carlos Nadalim assumiu a Secretaria de Alfabetização do MEC com o objetivo de “libertar mentes escravas das ideias de dominação socialista” e “preparar cidadãos para o mercado de trabalho”.
Defensor da educação em casa – um conceito difundido como Homeschooling, especialmente nos Estados Unidos -, Nadalim diz que a “letargia do Estado” está levando muitos pais a educar os próprios filhos.