Fábio Soares Montibelo, ex-policial militar, ex-vereador e ex-presidente da escola de samba Porto da Pedra, foi indiciado pela Polícia Civil pela morte de Renato Ribeiro Freixo, irmão do deputado federal Marcelo Freixo (PSOL).
Segundo informações difundidas pelo G1, Montibelo aparece como mandante do crime ocorrido em 2006 ao lado do PM Marcelo dos Reis Freitas. Alexandre Ramos, também da Polícia Militar, foi apontado como executor.
A investigação da 10ª Delegacia de Acervo Cartorário (Deac) aponta que Marcelo e Alexandre atuavam de forma irregular como seguranças no condomínio em que Renato era síndico e teriam assassinado o irmão do deputado como vingança.
Montibelo era filiado ao Partido Verde, legenda pela qual se elegeu vereador, até março de 2020, quando migrou para o PL, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral. Ele também comandou a Porto da Pedra até março.
Em transmissão ao vido realizada na quinta-feira (13), Marcelo Freixo lamentou a demora da investigação. "Eu não consigo definir o sentimento que eu estou porque é muito difícil, foi uma coisa devastadora na nossa vida. Renato foi uma pessoa que só fez o bem, pessoa correta. A gente sabe que foi vingança de gente corrupta da área de segurança, por uma coisa certa que ele fez no condomínio onde morava, e 14 anos depois a polícia concluiu o inquérito. É um tempo muito demasiado que mexe com o sentimento da gente", desabafou.
Confira a certidão de filiação ao PL, obtida através do TSE: