A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) divulgou uma nota nesta terça-feira (11) criticando o relatório elaborado pelo governo de Jair Bolsonaro que relacionava prefeitos e governadores com os números da pandemia do novo coronavírus em cada localidade.
"A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) se manifesta, mais uma vez, lamentando a postura do Governo Federal de promover o confronto com prefeitos e governadores, ou seja, um confronto federativo. O documento preparado pelo Palácio do Planalto e enviado a parlamentares, com nomes de governantes de cidades que mais têm casos de COVID-19 tem o objetivo de imputar responsabilidades, evidenciando o ânimo de apontar culpados", diz trecho da nota.
Segundo a FNP, "desde o início da pandemia o governo federal tem se esquivado das responsabilidades" e "atrapalha medidas implementadas por prefeitos e governadores para salvar vidas".
"As experiências internacionais comprovam que as ações coordenadas são as mais eficazes para enfrentar a Covid-19, como vimos em reuniões com governantes locais de 18 países, promovidas pela FNP", afirmam.
O texto é uma resposta ao "ranking" produzido pela Secretaria de Governo e entregue a aliados de Bolsonaro. Nele, estados e municípios são classificados de acordo com o número de casos e óbitos. O nome dos gestores aparece em destaque.
Confira aqui o relatório