Durante o segundo bloco do programa Roda Viva, da TV Cultura, com o ex-prefeito Fernando Haddad (PT), na noite desta segunda-feira (6), a apresentadora Vera Magalhães relembrou, ao fazer uma pergunta, de uma das principais fake news disparadas pelos apoiadores de Jair Bolsonaro durante a eleição de 2018 contra o petista, que foi derrotado no segundo turno.
"O apego da esquerda às pauta identitárias não permitiu ao Bolsonaro fazer um discurso maluco de mamadeira de piroca, kit gay?", perguntou a jornalista, em referência à falsa notícia de que Haddad, enquanto ministro, teria distribuído mamadeiras com bicos em formato de pênis em creches.
A pergunta era um complemento a outra questão, de outro jornalista da bancada, sobre se o PT subestimou a corrupção e isso teria permitido a eleição de Bolsonaro. Haddad concordou e completou: "Eu agregaria a questão da segurança pública. As pessoas estão exaustas de tanta violência e a solução de mais violência para combater a violência soou como um ato de desespero".
Em outro momento do programa, entre as inúmeras críticas a Bolsonaro, o petista afirmou que o presidente "não saiu e nunca saiu do modo eleição". Para Haddad, a crise econômica em países periféricos e semi-periféricos "desnorteou" a situação e fez com que líderes populistas guinassem para um discurso eleitoreiro permanentemente.