O guru bolsonarista Olavo de Carvalho publicou indiretas em suas redes sociais nesta sexta-feira (3) que parecem se relacionar com a escolha do novo ministro da Educação pelo presidente Jair Bolsonaro. O nome mais provável até o momento é o do empresário Renato Feder.
"Quem fodeu a educação nacional? Três turminhas: (a) militares, (b) comunistas, (c) empresários metidos a gênios", afirmou o astrólogo.
Feder é o atual secretário de Educação e Esportes do Paraná e chegou ao posto após indicação do centrão. A ala militar do governo também teria aderido ao nome do empresário.
Os derrotados na disputa pelo ministério seriam exatamente os seguidores de Olavo. Até o momento, o guru conseguiu emplacar dois dos seus aliados na pasta: Ricardo Vélez e Abraham Weintraub.
O guru ainda ironizou os militares em razão da breve passagem de Carlos Alberto Decotelli pelo MEC. "Vida e obras do Dilmotelli, ou: grórias miritares do Braziu", escreveu ao compartilhar uma matéria que dizia que a chegada do ex-ministro teria sido uma "derrota" olavista e "vitória" dos fardados.
Olavo ainda pressionou Bolsonaro a defender os presos nos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos. "Por que o nosso presidente não diz uma palavra – uma só que fosse – em favor dos perseguidos e presos políticos? Tem medo da milicada amiguinha do Imoraes?", tuitou.