O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), comentou em seu Twitter, na manhã deste sábado (18) o aumento de 122% no número de militares com cargos no governo. De acordo com ele, “para vislumbrar a inconstitucionalidade e inconveniência, basta imaginar o contrário: servidores civis sendo nomeados para comandar batalhões do Exército. Ou mesmo para exercer o próprio Comando do Exército”.
“Número recorde de militares exercendo funções no serviço público civil. Para vislumbrar a inconstitucionalidade e inconveniência, basta imaginar o contrário: servidores civis sendo nomeados para comandar batalhões do Exército. Ou mesmo para exercer o próprio Comando do Exército.”
De acordo com levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU), concluído na tarde desta sexta-feira (17), a quantidade de militares da ativa e da reserva que ocupam cargos civis no governo federal mais do que dobrou nos dois primeiros anos da gestão do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido-RJ).
Em 2018, havia 2.765 militares em cargos civis do governo federal. Em 2019, o número chegou a 3.515 cargos destinados a servidores oriundos da caserna. E em 2020, o total chegou a 6.157, um aumento de 122%.