O pesquisador Pedro Barciela divulgou nesta quarta-feira (3) em suas redes sociais um novo mapa de redes monitoradas por ele. Segundo o pesquisador, o bolsonarismo está perdendo espaço com as mobilizações que tem acontecido.
"Bolsonarismo cada vez mais acuado. O agrupamento laranja, antro do bolsonarismo no Twitter, marca cerca de 12% nas últimas 24 horas - após pico de menções envolvendo Bolsonaro nessa rede", escreveu Barciela.
O pesquisador destaca o papel dos hackers do Anonymous nessas interações. "Interessante observar a movimentação do Anonymous, identificado com a cor azul escura dentro do grafo. Ele faz uma conexão muito interessante entre os atores políticos e uma rede não-política que se diverte comprando celulares no nome de Jair ou tentando filiá-lo ao PSOL", escreveu.
Barciela aponta que o bolsonarismo não enfrenta mais um agrupamento de esquerda. "O Bolsonarismo enfrenta hoje dezenas de agrupamentos com as mais diversas pautas que, talvez de forma única na história, se unem no antibolsonarismo", completou.
Com a eclosão de mobilizações antifascistas e antirracistas, setores que antes não se declaravam publicamente contra o presidente parecem estar engrossando as fileiras contra Bolsonaro.