A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, comentou nesta segunda-feira (29) sobre a pesquisa revelada pela Fundação Getúlio Vargas que mostra que a recessão chegou ao Brasil antes mesmo da pandemia do novo coronavírus começar.
"Estudo da FGV comprova o que falávamos. Recessão no Brasil começou no 1° tri, antes da chegada da pandemia. Avisamos que Guedes mentia quando afirmava que economia brasileira ia decolar se não fosse o vírus. Tudo falácia, rebatida pelo estudo. Essa narrativa não cola mais, Guedes", afirmou a deputada federal.
A pesquisa revelada nesta segunda-feira pelo Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (Codace), da Fundação Getulio Vargas (FGV), contraria as afirmações de Guedes de que o Brasil estaria "decolando" antes da pandemia e mostra que o primeiro trimestre de 2020 foi de recessão.
“O pico representa o fim de uma expansão econômica que durou 12 trimestres — entre o primeiro trimestre de 2017 e o quarto de 2019 — e sinaliza a entrada do país em uma recessão a partir do primeiro trimestre de 2020”, informou, em comunicado, o grupo, ligado ao Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da FGV.
Embora alguns economistas utilizem a métrica de que recessão é o período marcado por dois trimestres seguidos de queda na atividade, o Codace considera uma análise mais ampla de dados. Para o comitê, o declínio na atividade econômica de forma disseminada entre diferentes setores econômicos é denominado recessão.
O primeiro caso confirmado de coronavírus no Brasil foi no final de fevereiro e o isolamento social começou em algumas capitais no final de março.