Rejeição a Bolsonaro sobe para 44%, segundo pesquisa DataPoder360

De acordo com o levantamento, para apenas 28% das pessoas a administração do presidente é ótima ou boa

Jair Bolsonaro - Foto: Alan Santos/PR
Escrito en POLÍTICA el

Conforme indicaram recentes pesquisas da Fórum e do Datafolha, a rejeição a Jair Bolsonaro vem crescendo. Levantamento realizado pelo DataPoder360 aponta que a aversão ao presidente subiu de 39% para 44% em apenas 15 dias.

Na avaliação do desempenho de Bolsonaro, para 28% a administração dele é ótima ou boa. Outros 23% responderam que é regular.

De acordo com a pesquisa, o presidente perdeu apoio com o avanço da pandemia de coronavírus, além dos impactos na economia, mas continua com o apoio de um terço do eleitorado.

O levantamento mostra, ainda, que 28% das pessoas já receberam o auxílio de R$ 600 prometido pelo governo para enfrentar a pandemia. Outros 21% ainda aguardam o dinheiro.

Por isso, neste cenário, a rejeição é de 40%. O número é menor do que a média nacional, de 44%.

Impeachment

A pesquisa indica, também, que o percentual de brasileiros que apoiam o impeachment de Bolsonaro ficou estável. Hoje, 36% se posicionam favoravelmente ao afastamento, contra 34% do último levantamento, ficando na margem de erro.

Os que acreditam que as acusações de Sérgio Moro não são suficientes para retirar Bolsonaro do cargo são 47%. Há duas semanas, eram 52%.

Reunião

O DataPoder360 apurou que 55% das pessoas que conhecem o vídeo divulgado da reunião ministerial de 22 de abril consideram a conduta de Bolsonaro inadequada.

Na reunião, o presidente fala vários palavrões e os ministro da Educação, Abraham Weintraub, e dos Direitos Humanos, Damares Alves, criticam e ofendem ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

O levantamento foi realizado de 25 a 27 de maio de 2020, por intermédio de ligações para celulares e telefones fixos. Ao todo, foram 2.500 entrevistas em 544 cidades nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.