Escrito en
POLÍTICA
el
O jornal britânico The Financial Times publicou, nesta terça-feira (28), um editorial em que considera que Jair Bolsonaro está reunindo elementos para o próprio impeachment. A publicação é um dos jornais econômicos mais prestigiados do mundo.
O texto, que tem como título "A auto-destruição do 'Trump Tropical'", critica as atitudes do presidente do Brasil e afirma que ele estaria trilhando o próprio caminho em direção ao impeachment, determinado a se juntar ao "hall de horrores" presidencial. Bolsonaro é comparado ao presidente dos EUA, Donald Trump, pelo alinhamento político e características semelhantes, como falas polêmicas e uso das redes sociais.
O editorial cita a demissão de Luiz Henrique Mandetta e Sérgio Moro, dois ministros importantes do governo, em um intervalo de oito dias. Nesse sentido, traz a demissão de Moro como um ponto duplamente perigoso para o governo, já que o ex-juiz era um dos ministros mais populares e trouxe à tona informações importantes e comprometedoras sobre o presidente.
O Financial Times considera que o processo da demissão de Moro levanta suspeitas de que Bolsonaro esteja de fato atuando com o propósito de proteger os filhos de possíveis investigações. O texto defende que, se comprovadas, as colocações de Moro são motivo para impeachment.
O jornal também comenta que o Brasil sofre uma crise tripla: na economia, na saúde e na política. Mesmo num contexto em que a subnotificação de casos evidencia a gravidade da situação, que já seria preocupante considerando apenas os números contabilizados, Bolsonaro decide subestimar o problema, contribuindo para a sua própria destruição, avalia o periódico.