No último domingo (27), o diretório municipal do PT de Salvador confirmou o nome de Denice Santiago como pré-candidata à Prefeitura da capital baiana. A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, celebrou a decisão.
"Ontem o PT de Salvador definiu a companheira Denice como candidata a prefeita de Salvador. Parabéns Denice, força na caminhada, que fortalece o PT e a luta das mulheres negras pelo reconhecimento em um país marcado pelo preconceito, a exploração e o machismo. Agora é ela!", escreveu a deputada federal (PT-PR).
Denice também foi às redes comemorar a indicação. "Que dia! Hoje foi consolidada através da reunião do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores a minha pré-candidatura à Prefeitura de Salvador", tuitou.
A pré-candidata ainda saudou os demais concorrentes, como a socióloga Vilma Reis e o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira. "Agora é hora de unir todas as forças para enfrentar essa grave crise causada pelo Coronavírus, que vai nos exigir muito trabalho e atenção especial para aqueles que mais precisam. Sou da escola dos que cuidam de gente. E temos um enorme desafio para superar. Vamos juntos e juntas", escreveu.
Major da Polícia Militar e criadora da ronda Maria da Penha - de prevenção da violência doméstica -, Denice é a primeira mulher negra a ser candidata à prefeita pelo partido em Salvador. A cidade reconhecida como a mais negra do país nunca elegeu um prefeito negro e só teve uma mulher no comando da cidade, Lídice da Mata em 1992.