Um vídeo publicado no Twitter pelo perfil “Virei Jornalista” mostra a dura e inaceitável realidade que vivem muitos profissionais da Rede Globo que trabalham nas ruas e estão expostos à ataques agressivos de militantes bolsonaristas.
Em pouco mais de dois minutos, o vídeo mostra dez casos ocorridos recentemente em que jornalistas e cinegrafistas do canal são hostilizados, ofendidos e até agredidos por bolsonaristas.
No final, o vídeo mostra uma mensagem de Maria José Braga, presidenta da FENAJ, dizendo que “a FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas) tem feito reiterados alertas à sociedade brasileira sobre o perigo de ataques a jornalistas que atentam contra a liberdade de imprensa. Esses ataques são incentivados pelo presidente que, de fato, não tem nenhum apreço pela democracia e pelas instituições democráticas”.
a difícil missão de ser jornalista no Brasil pic.twitter.com/O9KcKJ9ZyY
— virei jornalista (@VireiJornalista) April 18, 2020
Vale lembrar que a Rede Globo, fomentou o empoderamento desses setores políticos violentos desde as manifestações convocadas por ela em 2015 e 2016, contra o PT e o governo de Dilma Rousseff, e agora é algo desses mesmos grupos, que são incentivados pelo presidente.
Contudo, também é importante destacar que as posições políticas adotadas pela emissora são de responsabilidade dos seus donos e diretores, e que os repórteres que trabalham na rua não têm nada a ver com isso, estão realizando seu trabalho e, nesse sentido, devem ser respeitados, sendo completamente repudiáveis os comportamentos vistos neste vídeo.