O ex-presidente Lula (PT) publicou uma nota em suas redes sociais, neste domingo (6), em homenagem ao ex-presidente uruguaio Tabaré Vázquez. O político faleceu nesta madrugada vítima de um câncer no pulmão.
Na nota, o petista se referiu a Vázquez como "amigo querido" e elogiou os feitos de seus dois governos no país vizinho.
"Tabaré Vázquez foi um grande médico e político, por duas vezes presidente do Uruguai, que governou com sabedoria e competência, deixando um legado de democracia, desenvolvimento e avanços sociais no nosso querido país vizinho", escreveu Lula.
"Fomos presidentes juntos e só guardo boas memórias de sua atuação pela cooperação e integração da América do Sul. Hoje perdi um amigo querido meu e do Brasil. Minha solidariedade e sentimentos aos familiares, amigos e ao povo uruguaio, que preservará a memória e o legado de Tabaré Vázquez", completou.
O ex-presidente uruguaio foi o primeiro líder de esquerda a ser eleito no país desde o fim da ditadura militar. Ele governou o Uruguai em dois momentos: entre 2005 e 2010, quando foi sucedido pelo correligionário José Mujica, e, mais recentemente, entre 2015 e 2020.