O prefeito eleito de Pariquera-Açu (SP), Wagner Costa (PL), próximo de Renato Bolsonaro, irmão do presidente Jair Bolsonaro, obteve liminar para suspender a eleição para comandar o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar).
A família do presidente vive na região, considerada a mais pobre do estado, e tem forte influência sobre a política local.
A eleição, no entanto, havia sido vencida pelo prefeito eleito de Itariri, Dinamerico Peroni (PSDB), nome apoiado pelo governador João Doria. As informações são da Folha de S.Paulo.
O argumento usado por Costa foi de que, segundo o estatuto do consórcio, a escolha do presidente deve ocorrer no ano seguinte à diplomação dos prefeitos eleitos.
Ezigomar Pessoa (PSDB), prefeito de Miracatu e atual presidente do consórcio, diz que o estatuto foi mudado e que vai recorrer.
O governador de São Paulo chegou a festejar a escolha de Dinamerico para presidir o Codivar, segundo informações da Folha de S.Paulo. O resultado da eleição foi divulgado na segunda-feira (14).