O apresentador Luciano Huck e o ex-ministro da Justiça Sergio Moro tiveram um encontro, no último dia 30 de outubro, no apartamento de Moro, em Curitiba. De acordo com informações da Folha, os dois acertaram a intenção de se unir em uma espécie de “terceira via” para disputar o Palácio do Planalto daqui a dois anos.
Não ficou decidido ainda quem seria o cabeça de chapa de uma eventual candidatura conjunta. A decisão, segundo eles, é para ser feita ao longo do ano de 2021.
Foi Moro quem tomou a iniciativa do encontro. Huck chegou à residência do ex-juiz por volta das 12h e ficou até pouco antes das 15h. Os dois concordaram, durante o encontro, que há espaço para a construção de uma candidatura em 2022 com a marca da “racionalidade”.
O termo, de acordo com eles, demarca distância tanto de Ciro Gomes (PDT) e do PT do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quanto de Jair Bolsonaro (Sem Partido-RJ).
O tripé da candidatura seria a agenda liberal para a economia, luta contra a corrupção e redução da desigualdade social.
Para viabilizar o projeto, os dois precisariam se filiar a partidos políticos até abril de 2022, seis meses antes da eleição.
Huck é próximo do Cidadania, ex-PPS, que já lhe ofereceu legenda no passado. Ele também teria que acertar sua saída da Rede Globo, provavelmente no segundo semestre do ano que vem.
Já o ex-juiz recebeu sondagens de diversas legendas quando saiu do governo, como Podemos e Novo, mas até o momento rechaçou essas sinalizações.
Com informações de Fábio Zanini, na Folha