Um candidato a vereador em Magé, na Baixada Fluminense, foi atacado a tiros quando chegava para abastecer em um posto de combustíveis na noite de quinta-feira (12). Kleiton Sodré (PSL) estava com um assessor dentro do carro, que era blindado. Ninguém ficou ferido.
Imagens das câmeras de segurança do posto registraram a ação. Elas mostram o momento em que o veículo em que estava o candidato, conhecido como Kleiton Gatão, para em frente a uma das bombas de combustível. Passados alguns segundos, outro veículo estaciona ao lado e é possível ver disparos saindo do banco do passageiro, ao lado do motorista. No entanto, os tiros não atravessam os vidros. O veículo de onde partiram as balas foge logo na sequência.
Em um vídeo postado nas redes sociais, é possível contar ao menos sete marcas de balas na porta e no vidro do veículo em que estava o candidato.
A Polícia Civil está investigando as circunstâncias do ataque.
No dia 2 deste mês, outro candidato a vereador no estado, Zico Bacana (Podemos-RJ), havia sido atacado a tiros quando estava em um bar na zona norte do Rio. Zico, que concorre à reeleição a uma vaga na Câmara do Rio, chegou a ser levado a um hospital, mas recebeu alta. O tiro pegou de raspão.
Onda de atentados
Na última semana antes das eleições, candidatos a vereador e a prefeito do país estão sendo vítimas de atentados.
Somente no estado de São Paulo, ao menos três ataques foram registrados no período.
Em Mairinque (71 km de SP), o candidato a prefeito pelo MDB Rafael de Oliveira Dias, conhecido como Rafael da Hípica, sofreu um atentado a tiros em sua casa, por volta das 0h30 desta sexta-feira (13). Ele estava no cômodo atingido, mas não se feriu.
Outro ataque foi registrado no meio de uma transmissão ao vivo pela internet. Ricardo Moura (PL), que concorre a uma vaga para vereador na Câmara de Guarulhos (Grande São Paulo). Moura foi baleado ao vivo durante uma live na última segunda-feira (9). Ele foi ferido no ombro e na perna, passou por cirurgia e teve alta hospitalar.
Na Baixada Santista, a jornalista Solange Freitas, candidata do PSDB à Prefeitura de São Vicente (SP), também foi vítima de um atentado, na manhã da última quarta-feira (11). Ela sofreu um ataque a tiros quando estava em um carro blindado, com parte de sua equipe. O autor dos tiros foi um homem de moto, que conseguiu fugir.