Datafolha: Com cenário estável, Rio deve ter Paes e Crivella no segundo turno

Nos votos totais, Martha Rocha e Benedita empatam tecnicamente com o atual prefeito

Eduardo Paes, Marcelo Crivella, Martha Rocha e Benedita da Silva | Montagem
Escrito en POLÍTICA el

Sem grandes alterações no cenário eleitoral, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), deve conseguir garantir uma vaga no segundo turno do Rio de Janeiro ao lado do ex-prefeito Eduardo Paes. É o que mostra pesquisa realizada pelo instituto Datafolha sobre o cenário eleitoral da capital carioca divulgada neste sábado (14) pela Folha de S. Paulo e pelo G1.

O líder das pesquisas segue sendo o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM), com 33% das intenções de voto e 40% dos votos válidos. Ele oscilou 1 ponto negativamente levando esses dois critérios de contagem.

Crivella vem logo em seguida. Com 1% de oscilação positiva, o bispo apareceu com 18% dos votos válidos e 15% dos votos totais. Mesmo assim, mantém empate técnico com Martha Rocha (PDT) nos dois critérios e Benedita da Silva (PT) segundo os votos válidos.

A pedetista, que oscilou negativamente nos votos válidos e manteve as intenções, agora tem 13% e 11%, respectivamente.

A candidata do PT foi no caminho contrário. Ela subiu 1 ponto percentual nas intenções de voto e chegou a 9%. Nos votos válidos, o cenário é igual ao anterior: 10%.

Levando em conta a margem de erro de 3 pontos percentuais, persiste um empate entre o trio quando é levado em conta as intenções de voto. A corrida eleitoral do Rio foi marcada por uma estabilidade nos percentuais dos quatro primeiro colocados nas pesquisas.

Mais atrás, nos votos válidos, aparecem Luiz Lima (PSL), com 6% e Renata Souza (PSOL), com 5%. Paulo Messina (MDB) tem 3%, enquanto Bandeira de Mello (Rede) registra 2%. Clarissa Garotinho (Pros), Fred Luz (Novo) e Glória Heloiza (PSC) marcam 1%.

Cyro Garcia (PSTU), Suêd Haidar (PMB) e Henrique Simonard (PCO) não pontuaram.