Datafolha volta a mostrar empate técnico entre Crivella, Martha e Benedita

Em ascensão, o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) venceria em todos os cenários de segundo turno

Eduardo Paes, Marcelo Crivella, Martha Rocha e Benedita da Silva | Montagem
Escrito en POLÍTICA el

O quarto levantamento do instituto Datafolha sobre o cenário eleitoral do Rio de Janeiro voltou a mostrar uma cenário de empate técnico triplo entre os três principais postulantes a enfrentar o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) em um eventual segundo turno. A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pela Folha de S. Paulo, foi revelada nesta quarta-feira (11).

Candidato que mais cresceu nesta pesquisa, com 3 pontos percentuais a mais que o levantamento de 5 de novembro, Paes aparece agora com 34% das intenções de voto.

Ele é seguido pelo atual prefeito, Marcelo Crivella (Republicanos), que oscilou um ponto negativamente e agora tem 14%. Delegada Martha Rocha (PDT, que perdeu dois pontos, vem logo atrás, com 11%.

Na sequência aparece a deputada federal Benedita da Silva (PT), com os mesmos 8% de 5 de novembro. Com a "estabilidade", ela voltou a estar empatada com Crivella e Martha segundo a margem de erro de 3 pontos percentuais. O cenário é similar ao da pesquisa RealTime.

Luiz Lima (PSL) aparece na sequência com 5%. Renata Souza (PSOL) tem 4%. Bandeira de Mello (Rede) e Paulo Messina (MDB) aparecem com 2%. Clarissa Garotinho (PROS), Fred Luz (Novo) e Glória Heloíza (PSC) marcam com 1% cada. Os demais não pontuaram. Brancos e nulos são 14%; 3% não respondeu.

Segundo turno

O Datafolha testou ainda cenários de segundo turno. Em todos eles, Paes venceria. A margem mais elástica é contra Crivella: 58% a 22%. Em um confronto com a candidata do PT venceria por 50% a 27%, enquanto contra a do PDT, a vantagem seria de 46% a 35%. Com relação a 5 de novembro, os percentuais são melhores para o ex-prefeito nos três cenários.

Foram ouvidos presencialmente 1.148 eleitores nos dias 9 e 10 de novembro.