Levantamento realizado pelo Datafolha divulgado nesta quinta-feira (8) pela Folha de S. Paulo mostra que o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) larga com ampla vantagem na corrida eleitoral pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Assim como outras pesquisas têm mostrado, o atual prefeito, Marcelo Crivella (Republicanos) disputa uma vaga no segundo turno contra a deputada estadual Martha Rocha (PDT) e a deputada federal Benedita da Silva (PT).
Paes aparece com 30% das intenções de voto, seguido por Crivella, com 14%. Martha vem logo atrás com 10%. Benedita aparece em quarto com 8%. Segundo a margem de erro de 3 pontos percentuais, o bispo e as deputadas estão tecnicamente empatados. O cenário é parecido com o do Ibope.
Renata Souza (PSOL) e Bandeira de Mello (Rede) vêm logo atrás, com 3%, seguidor por Cyro Garcia (PSTU), com 2%. Clarissa Garotinho (Pros), Fred Luz (Novo), Luiz Lima (PSL) e Paulo Messina (MDB) registram 1%. Glória Heloiza (PSC), Henrique Simonard (PCO) e Suêd Haidar (PMB) não pontuaram. Brancos e nulos são 27%. 3% não souberam opinar.
O Datafolha testou ainda um cenário sem o atual prefeito. Crivella foi declarado inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e tem um pedido de suspensão da candidatura contra ele. Nesse cenário, não há grandes mudanças. Paes segue líder com 28% enquanto Martha, com 12%, e Benedita, com 10%, duelam pelo segundo turno.
Rejeição
O atual mandatário é, de longe, o mais rejeitado. 59% afirmam que não votariam de jeito nenhum no bispo. Paes vem logo atrás com 30%, seguido por Clarissa, com 29%, e Benedita, com 20%. Os demais registraram menos de 15% de rejeição.