O PT vem sendo criticado por parte da esquerda por, supostamente, não abrir mão de seu protagonismo e não deixar que candidatos de outros partidos de esquerda assumam a liderança de uma frente ampla nas eleições municipais. As críticas, no entanto, não se sustentam com os fatos em boa parte das cidades brasileiras: o partido apoia, este ano, 173 candidaturas do PDT, 140 candidaturas do PSB, 45 candidaturas do PCdoB, 16 candidaturas do PSOL e 13 candidaturas da Rede.
Uma das candidaturas apoiadas pelo PT é a de Manuela D'Ávila (PCdoB) em Porto Alegre. A chapa conta com o petista Miguel Rossetto como vice e lidera as pesquisas de intenção de voto.
Nesta terça-feira (6), o colunista do jornal gaúcho Zero Hora, Daniel Scola, escreveu um artigo em que pergunta: "Onde está o PT na eleição de Porto Alegre?". No texto, Scola diz que o partido de Lula "murchou".
Pelas redes sociais, a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) respondeu de maneira categórica: "Onde está o PT na eleição de Poa? Ora, está na chapa q lidera as pesquisas com @ManuelaDavila e @MiguelSRossetto para vencer as eleições e construir qualidade de vida na cidade e no país. Ótima pergunta de @DanielScola pra gente registrar q agimos p/ cidade construindo a unidade".
"As versões da mídia sobre o PT são contraditórias. Se PT ñ faz aliança dizem q o partido está isolado, se faz dizem q sumiu. Ñ conseguem deixar de observar como se move o PT e o motivo é simples: @LulaOficial e @Haddad_Fernando e o @ptbrasil são a maior força de oposição p/2022", escreveu ainda a parlamentar gaúcha.
Segundo a última pesquisa Ibope sobre a corrida pela prefeitura de Porto Alegre, Manuela D'Ávila, apoiada pelo PT, lidera e tem 10 pontos de vantagem com relação ao segundo colocado.