Celso Russomanno (Republicanos), candidato à prefeitura de São Paulo, mente ao afirmar em sua propaganda eleitoral que o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido-RJ) “lançou o Renda Brasil” para não deixar “toda essa gente de mãos vazias”.
O programa nunca foi lançado.
"O auxílio emergencial do Bolsonaro foi fundamental para a sobrevivência dos autônomos, desempregados e informais. É por isso que o presidente lançou o Renda Brasil, para não deixar toda essa gente de mãos vazias. Nós aqui em São Paulo, no epicentro da pandemia, necessitamos mais. Por isso eu vou criar o auxílio paulistano, que complementará o auxílio emergencial", diz o deputado.
Bolsonaro negou em vídeo publicado nas suas redes sociais, em setembro, que vá cortar ou congelar aposentadorias para criar o programa Renda Brasil, conforme noticiado por diversos jornais. De acordo com ele, fica proibido até 2022 o uso do termo Renda Brasil. “Vamos continuar com o Bolsa Família e ponto final”, disse.
Bolsonaro leu diversas manchetes dos principais jornais do país que tratavam sobre o assunto. Ao final, disse que jamais iria tirar “dinheiro dos pobres para dar aos paupérrimos”.
O presidente afirmou ainda que, “quem porventura vier propor pra mim uma medida como essa, eu só posso dar o cartão vermelho pra essa pessoa. É gente que não tem o mínimo de coração, que não tem o mínimo de entendimento de como vivem os aposentados do Brasil”.