O presidente Jair Bolsonaro voltou a usar o lema do integralismo brasileiro em discurso feito nesta quinta-feira (1) durante inauguração de uma obra hídrica em São José do Egito (PE). O ex-capitão pediu que os apoiadores votem em candidatos que defendem Deus, pátria e família.
"Vamos caprichar para escolher prefeito e vereador. Vamos escolher gente que tenha Deus no coração, que tenha na alma patriotismo e queira de verdade o bem do próximo. Deus, pátria e família", disse o ex-capitão em seu discurso.
"Deus, pátria e família" é o principal lema do integralismo brasileiro. O movimento surgiu na década de 30 com Plínio Salgado como uma adaptação local do nazifascismo, com ideias conservadoras e ultranacionalistas.
Esses termos já foram usados por Bolsonaro outras vezes, mas não em período eleitoral. As três palavras apareciam, inclusive em publicações do Aliança Pelo Brasil, partido que o ex-capitão pretendia criar - sem sucesso - até as eleições desse ano.
Apoio eleitoral
O presidente tem evitado anunciar abertamente quem irá apoiar no pleito municipal de novembro. Ele chegou a dizer que tem candidatos em três cidades - São Paulo, Santos e Manaus -, mas não revelou quem são. Republicano e PSL são os principais partidos que reivindicam o "bolsonarismo" nessas eleições.