Escrito en
POLÍTICA
el
A Secretária Nacional de Juventude, Jayana Nicaretta, de 25 anos, é um dos nomes por trás da campanha da ministra Damares Alves pela abstinência sexual entre jovens como forma de prevenir a gravidez precoce. Jayana acredita que um dos objetivos da campanha é conscientizar os adolescentes sobre "a parte ruim" do sexo.
A secretaria acredita que a imagem que a juventude tem das relações sexuais é deturpada, por só "falar da parte boa", principalmente por conta da música. "Por muito tempo, as músicas colocaram o sexo como uma atividade não humana, meio animalesca", diz.
"As músicas só falam da parte boa da prática sexual, você não vê uma música falando de todas as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), ou do impacto da gravidez precoce. Não vemos nelas tudo que cerca o jovem ligado a essa parte ruim. O jovem não está refletindo, ele está fazendo porque é bom. E aí a gente vem na contramão, e é claro que vai gerar reação de espanto", afirmou a secretária, em entrevista ao Globo.
Jayana também tentou diminuir as críticas à campanha dizendo que o objetivo não é limitar as escolhas do jovem. “É óbvio que vai rolar essa discordância, pois as pessoas são livres. Em nenhum momento se diz ‘não pode mais ter a sua vida sexual da maneira que você quiser’. O jovem vai fazer ou não, coloca-se como uma opção”, afirmou.