Escrito en
POLÍTICA
el
A pesquisa publicada nesta quinta-feira (16) pelo XP/Ipespe mostrou um dado que coloca em cheque a diretriz mais importante da política exterior do governo de Jair Bolsonaro, que é o seu apoio incondicional ao governo dos Estados Unidos.
Segundo a pesquisa, em questão sobre que resultados poderia ter o país devido ao apoio dado aos Estados Unidos, 55% afirmam que haverá consequências negativas, 32% acha que as consequências serão positivas, 3% considera que não haverá nenhuma consequência e 10% não souberam responder.
Na pergunta sobre se tomaram conhecimento sobre a recente crise entre os Estados Unidos e o Irã, 90% responderam que sim e 10% disseram que não.
A pesquisa também perguntou se as pessoas consideram que o conflito entre Estados Unidos e Irã acabará envolvendo outros países, e 32% consideram que há uma chance média de isso acontecer, 27% creem que há uma chance alta, 20% pensam que a chance é pequena, 15% não veem nenhuma chance de acontece e 7% não souberam responder.
Para fazer esta pesquisa, o XP/Ipespe entrevistou um total de mil pessoas em todo o território nacional, entre os dias 13 e 15 de janeiro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.