Escrito en
POLÍTICA
el
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSL), ainda tenta encontrar o tom de sua equipe e mexeu mais uma vez na composição de seu secretariado de confiança. Ele exonerou Gutemberg de Paula Fonseca do cargo de secretário de Governo no Diário Oficial nesta quarta-feira (17). No lugar dele, que era o articulador político do governo, Witzel nomeou Cleiton de Souza Rodrigues. Chefe de gabinete do governador, Rodrigues passa agora a acumular as duas funções, registra o Uol.
De acordo com o governador, o motivo para a troca foi "a insatisfação com os resultados apresentados em pouco mais de seis meses no cargo". Funcionários do Palácio Guanabara, sede do governo fluminense, dizem nos bastidores porém que a relação entre eles não estava muito boa.
Indicado ao cargo pelo senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), o principal apoiador da campanha de Witzel, o ex-árbitro de futebol atuou no marketing digital de candidatos do PSL nas últimas eleições e era visto como um nome alinhado à bancada de 12 deputados eleitos pelo PSL para a Alerj.
O novo secretário, Cleiton Rodrigues é um antigo aliado do ex-governador Anthony Garotinho (PRP), já tendo exercido as coordenações das suas campanhas ao governo do estado em 2014 e 2018. Em novembro, quando anunciou Gutemberg como titular de uma das suas principais pastas, o governador não escondeu que a escolha se devia a articulações políticas.
Ele vai me ajudar na interlocução e com uma base de deputados estaduais que vai nos ajudar nessa costura. (...) Ele foi árbitro de futebol, está acostumado a tomar decisões em segundos, expulsando ídolos", disse Witzel.