Escrito en
POLÍTICA
el
Tem dado o que falar no Congresso a notícia sobre apreensão de cocaína em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). O deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) apresentou nesta quarta-feira (26) requerimento para convidar o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, para prestar esclarecimentos à Câmara dos Deputados sobre o sargento da Aeronáutica preso por transportar drogas na bagagem em avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
A Guarda Civil espanhola deteve nessa terça no aeroporto de Sevilha o militar brasileiro Manoel Silva Rodrigues, de 38 anos, que havia transportado 39 quilos de cocaína em um avião da FAB integrado à comitiva do presidente Jair Bolsonaro.
“Quem comandava o voo no qual foi transportada a droga, quais os procedimentos adotados pela FAB para checagem de documentos?”, questiona Márcio Jerry no requerimento.
Conforme noticiado pelo blog mais cedo, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) também apresentou requerimento nesse sentido, porém com pedido de esclarecimentos ao ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.
Segundo decreto editado logo após a posse de Bolsonaro, o GSI é responsável por "planejar e coordenar" os eventos em que haja a presença do presidente, dentro e fora do país; e "zelar, assegurado o exercício do poder de polícia" pela segurança pessoal do presidente, vice-presidente e familiares.
O Ministério da Defesa disse em seu comunicado que “repudia” os atos do militar e que colaborará com as autoridades espanholas na investigação. No Twitter, Bolsonaro disse que pediu ao ministro da Defesa que preste "imediata colaboração" à polícia espanhola.