Escrito en
POLÍTICA
el
Nesta terça-feira (18) o Ministério da Economia anunciou o nome do novo presidente do BNDES, que substituirá Joaquim Levy, demitido por “ser ligado às administrações petistas”.
Se trata de Gustavo Montezano, profissional com passagem pelo BTG Pactual, mesmo banco onde trabalhou o ministro Paulo Guedes. Profissionalmente, o engenheiro também é ligado ao secretário de Desestatização, Salim Mattar.
Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo
Porém, no âmbito pessoal, sua ligação é com a própria família Bolsonaro. Na década de 1990, os pais de Montezano moravam no mesmo prédio dos Bolsonaro, e por isso Gustavo é amigo de longa data de trio de filhos presidenciais que milita na política: Flávio, Carlos e Eduardo.
Em entrevista nesta terça-feira (18), Eduardo confirmou a relação de amizade, mas disse que pela idade (38), Gustavo era mais próximo de Flávio, o filho mais velho do presidente.
O resumo do currículo de Montezano, publicado no site do BNDES, indica que ele é mestre em economia pela Faculdade de Economia e Finanças (IBMEC-RJ) e graduado em Engenharia pelo Instituto Militar de Engenharia (IME-RJ), e que foi diretor de operações da ECTP (BTG Commodities), e também o sócio diretor do BTG Pactual responsável pela divisão de crédito corporativo e estruturados.