Escrito en
POLÍTICA
el
O escritor Olavo de Carvalho, tido como "guru" de Jair Bolsonaro por ser o seu principal conselheiro, revelou nesta sexta-feira (24), pelo Twitter, que ainda tem dúvidas quanto ao formato da Terra.
Auto-denominado filósofo e inimigo declarado da academia, Carvalho postou: "Vivem perguntando minha opinião sobre a Terra Plana. Darei essa opinião quando tiver uma. Por enquanto só tenho perguntas".
A teoria da Terra plana, assim como o movimento anti-vacina, são fenômenos recentes de pensamentos anti-intelectuais em ascensão no mundo inteiro. No Brasil, a principal corrente anti-academia está dentro do próprio bolsonarismo. Essa não é a primeira vez que Olavo de Carvalho defende teorias pseudocientíficas. Em 2012, durante o lançamento de um livro, colocou em dúvida o fato de que a Terra gira em torno do Sol. "No fim do século passado, uma dupla de cientistas, Mitchelson e Morley, disse o seguinte: se de fato a Terra se move ao redor do Sol, então deve haver diferenças na velocidade da luz em vários pontos da Terra conforme as várias estações do ano. E eles mediram isso milhares e milhares de vezes e viram que não mudava nada. Então, das duas, uma. Ou a Terra não se move ou é preciso modificar a física inteira", disse à época.Vivem perguntando minha opinião sobre a Terra Plana. Darei essa opinião quando tiver uma. Por enquanto só tenho perguntas.
— Olavo de Carvalho (@opropriolavo) 24 de maio de 2019
Comunicar erro
Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar